A Empresa

A EMPRESA

Este texto está sendo editado. Aguarde em breve estará no ar.  

CONHEÇA A HISTÓRIA DE NOSSA REGIÃO

Guarapuava (do tupi-guarani: guará  lobo e puava: bravo) foi o nome dado aos campos gerais descobertos em 1770, com área primitiva de 175.000 km². O território fazia limite com o Rio dos Patos (Ivaí) até o rio Paraná, por este até Corrientes (Argentina) e dali atravessando o sertão até encontrar o Rio Uruguai por este acima até e além das fronteiras dos Campos de São João, procurando o Porto União no Rio Iguaçu e no mesmo rumo até chegar novamente no Rio dos Patos.

O povoamento de Guarapuava foi o resultado de um processo histórico iniciado no século XVIII, com as Expedições do Tibagi e levado a cabo pela Real Expedição de Conquista do Povoamento dos Campos de Guarapuava, comandada por Diogo Pinto de Azevedo Portugal, que chegou à região em 17 de junho de 1810 e fez construir o Fortim Atalaia, onde abrigou as primeiras tropas, seus familiares e povoadores que dela fizeram parte. O Fortim Atalaia protegeu os componentes da Expedição dos frequentes ataques dos índios, pertencentes às três tribos que habitavam a região (Camés, Votorões e Cayeres ou Dorins)

Oficialmente, a cidade surgiu com a assinatura do Formal de Instalação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém, em 9 de dezembro de 1819. Após a instalação da Freguesia, passou a ser vila em 17 de julho de 1852 e, devido ao progresso do povoado, em 12 de abril de 1871, elevou-se à cidade, tornando-se um dos promissores municípios do Paraná.

SOBRE GUARAPUAVA

Localizada no centro-sul do estado do Paraná, Guarapuava está no trajeto entre a cidade de Curitiba e Foz do Iguaçu, nas margens da BR 277, principal Rodovia do Mercosul, que liga o Porto de Paranaguá ao Paraguai e à Argentina.

Guarapuava é servida por duas ferrovias, operadas pela ALL e pela Ferroeste, que interligam o Porto à região oeste. O aeroporto de Guarapuava é equipado e homologado para vôos por instrumentos (IFR) e pode operar aeronaves de médio porte, além de contar com o serviço de abastecimento de aeronaves AVGAS e QAV.

Além da BR 277, o sistema rodoviário é integrado pelo entroncamento da  PR 170 e da PR 466, que fazem ligação com o sul do estado, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também com o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Economia

Com uma economia diversificada, Guarapuava é local para investimentos em todas as áreas. A cidade se destaca no segmento agrícola, madeireiro e de produção de grãos, especialmente o milho. Outros setores que estão em pleno desenvolvimento são a indústria alimentícia e de papel e da produção de pintainhos.

Além das indústrias instaladas nos distritos industriais, Guarapuava conta com uma imponente Planta Industrial em Entre Rios, operada pela Cooperativa Agrária, onde se encontra também a maior Maltaria Cervejeira da América Latina.

Educação

Além de uma educação fundamental de qualidade, Guarapuava se consolida como pólo referência em educação de nível superior. Juntas, a Unicentro, Faculdades Guarapuava, Faculdades Guiaracá e a Faculdade Campo Real, ofertam mais de 70 cursos de graduação, 45 cursos de pós-graduação e mestrado.

História e Turismo

Com 200 anos de história, Guarapuava é um lugar perfeito para aprender muito da história do nosso país e desfrutar das belezas naturais que a cidade oferece.

A cidade conta com belíssimos parques, praças, casarões antigos, igrejas e capelas, além de um museu, que registra a colonização da região e do estado.

Em uma área de preservação, localizada a 46 quilômetros da cidade, está o Parque Municipal São Francisco da Esperança, com uma das maiores saltos do Brasil. Os 196 metros de queda d’água livre se encontram no centro de um belíssimo cânion, coberto de vegetação, e frondosos pinheiros araucária.

Estrutura

Com uma população de mais de 172 mil habitantes, Guarapuava dispõe de elementos estruturais para o desenvolvimento de novos empreendimentos na cidade, bem como a realização de eventos de negócios, congressos, seminários, encontros técnicos e exposições nacionais e internacionais. Além de espaços para a realização de eventos empresariais, a cidade dispõe de um belíssimo ginásio poliesportivo e uma grande praça para eventos religiosos. A cidade conta com uma estruturada rede hotéis e dispõe ao visitante todo o conforto e facilidade de acesso.

Tudo isso faz de Guarapuava um excelente lugar para se investir, trabalhar e viver.

Localização

Guarapuava está localizada na região sul do Brasil, centro-sul do estado do Paraná, terceiro planalto, chamado Planalto de Guarapuava.

Coordenadas   Geográficas

Latitude Sul: 25º 23′ 26”.

Longitude Oriental: 51º 27′ 15” Oeste – W. Greenwich.

Clima

Moderado, subtropical, úmido. Invernos com geadas e até neves. A temperatura média anual é de 16,8ºC. A média máxima é 36ºC e a mínima, 6,8ºC.

Geologia

Formação botucatu, formada por arenitos, aflora em uma estreita faixa na Serra da Esperança e a Formação Serra Geral a qual é a mais representativa, sendo constituída de rochas vulcâncias, principalmente basalto e riodacitos.

População (dados oficiais IGBE 2010)

População: 167.328 habitantes.

Urbana: 152.993 habitantes.

Rural: 14.335 habitantes.

Homens: 81.797

Mulheres: 85.531

Limites

Norte: Campina do Simão e Turvo.

Sul: Pinhão

Leste: Prudentópolis e Inácio Martins.

Oeste: Candói, Cantagalo e Goioxim.

Hidrografia

Os principais rios são: Jordão, Pinhão, Coutinho, Campo Real, das Mortes, Piquiri e São João. 

FOTOS DE GUARAPUAVA

colheita-soja
colhetadeira
1415932124445
lagoa-das-lagrimas-4
parque-do-jordao-2